terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto executivo do novo campus da Uemg é apresentado em reunião na Cidade Administrativa



Pude presenciar mais uma grande conquista para nossa cidade. No último mês, compareci junto com alunos, professores e com a diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), campus João Monlevade, à uma reunião com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, que apresentou o projeto executivo do novo campus de João Monlevade. A reunião ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Participaram do encontro o prefeito Teófilo Torres, Tito Torres, o deputado federal Rodrigo de Castro, o reitor da Uemg, Dijon Moraes Júnior, a vice-reitora da universidade, Santuza Abras, o diretor do campus em João Monlevade, Gláucio Linhares, a vice-diretora, Gleicia Miranda, o presidente do Diretório Acadêmico, campus Monlevade, Darlan Dias Coellho, além de alunos e funcionários da instituição.

Durante sua fala,o secretário Nárcio parabenizou o prefeito, a Câmara Municipal, bem como o deputado Rodrigo de Castro e o atual conselheiro do Tribunal de Contas, Mauri Torres, pelo empenho em não apenas trazer a Uemg à João Monlevade, mas também pelo compromisso de sempre buscar melhorias para o campus. Já o reitor da universidade, Dijon Moraes, disse que as melhorias que vêm sendo feitas no atual prédio, e o projeto do novo campus dão fôlego para a continuidade dos trabalhos.

A pretensão é que o novo campus seja construído em área pertencente à ArcelorMittal Monlevade, localizada próximo ao atual prédio da universidade. Para tanto, a Prefeitura e o estado já se reuniram com a siderúrgica para solicitar a doação da área e apresentar o projeto. Segundo o prefeito Teófilo Torres, é aguardada uma posição da direção da empresa em Luxemburgo sobre a doação do terreno.

Reforcei ainda o início desta luta, que foi com o ex-prefeito Carlos Moreira, o então deputado Mauri Torres e o atual secretário de Governo, Danilo de Castro. Estamos dando continuidade a este projeto que com o esforço de cada um só tem a avançar. Registrei durante a reunião e reforço aqui os meus parabéns aos estudantes pelas reivindicações de melhorias para a universidade em Monlevade.

Conheça o novo campus
O novo campus da Universidade do Estado de Minas Gerais irá custar R$17,6 milhões. Para as obras, foi solicitado junto ao vice-presidente para a América Latina da ArcelorMittal, Augusto Espechit de Almeida, a doação de um terreno de 85.726 m². A doação já foi autorizada a nível nacional, sendo aguardada a decisão da diretoria administrativa da empresa, em Luxemburgo.
O novo campus terá três pavimentos, que comportarão 15 laboratórios, 32 salas de aula, biblioteca, cantina, sala de projetos, salas administrativas e auditório. A previsão é de que a obra seja concluída em até dois anos.

Ainda como resultado da integração política municipal e estadual, algumas melhorias já foram conquistadas. Como exemplo pode ser citado a compra de equipamentos para os laboratórios, a construção da nova portaria de acesso ao atual campus, construção de muro de arrimo, dentre outros. A previsão é de que essas obras sejam concluídas no início de setembro.

Mais boas notícias
Outra boa notícia anunciada durante a reunião foi a previsão de dois concursos para seleção de professores da Uemg em João Monlevade. Segundo Dijon Moraes, a previsão é de que um concurso ocorra ainda este ano, com 60 vagas. Destas, 31 são para professores com doutorado e 29 para docentes com mestrado. Em 2014 deverá ocorrer mais um concurso, com 45 vagas.


Mais uma conquista anunciada durante o encontro é que o Conselho Estadual de Educação conferiu conceito `A` aos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Ambiental, do campus em Monlevade. Além disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), retirou a restrição aos cursos de engenharia em João Monlevade. A restrição se devia a problemas enfrentados devido à estrutura dos laboratórios antes usados pelos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário