sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Boas perspectivas com a duplicação da ArcelorMittal Monlevade



Muitos têm acompanhado o aumento da demanda de mão de obra devido às obras de duplicação da ArcelorMittal Monlevade. Eu sou um dos que comemoram não apenas a retomada das obras para efetivar a duplicação, mas também os benefícios que isto irá trazer para nossa cidade. Não vou me ater apenas à questão de aumento da arrecadação de impostos. Comemoro principalmente o aumento de pessoas empregadas, o aumento de chances no mercado de trabalho.

Procurei saber diretamente com a empresa sobre os reais números desta duplicação. O retorno que tive é que atualmente, cerca de 250 trabalhadores terceirizados estão atuando na montagem do laminador três. No pico da obra, conforme informado pela empresa o número vai mais que duplicar: serão 600 pessoas empregadas como terceirizadas. Já quando o laminador três entrar de fato em operação, o que deve ocorrer em 2015, a siderúrgica irá gerar 150 novos empregos diretos.

Questionei ainda os valores de impostos. Sabemos que nossa cidade vem enfrentando dificuldade na área financeira e o assunto não poderia deixar de ser abordado. Em 2012, a ArcelorMittal pagou ao município R$45,1 milhões em impostos. Já em 2015, que é quando o novo laminador entra em funcionamento, a previsão da empresa é aumentar em mais R$40 milhões o pagamento de impostos, ou seja, João Monlevade vai praticamente dobrar a arrecadação apenas com a siderúrgica.

Não podemos esquecer ainda a gestão social da empresa. Foi apresentado no último ano à população os projetos sociais desenvolvidos em Monlevade. Nas escolas tem-se o Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que já é tradição em nossa cidade. Tem ainda o ver e viver, no qual alunos carentes passam por triagem e após consulta especializada recebem óculos gratuitamente e várias outras ações.

Com vereador,vou sempre zelar pelo melhor para João Monlevade. E não se pode negar que a empresa é parceira no desenvolvimento da nossa cidade. Os dados apresentados mostram uma boa perspectiva para um futuro próximo. Torço, sinceramente, para que estas perspectivas se concretizem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário